De acordo com a regra estabelecida no Manual do Programa de Pós-Graduação, o desempenho dos discentes passará por avaliações ao longo de todo o período em que estiverem cursando o mestrado ou doutorado e conforme programação aprovada em reuniões da CEPG. Além das avaliações realizadas pelo PPG, os estudantes deverão se submeter as avaliações especificas de cada área de concentração.
BASES CELULARES E MOLECULARES DO COMPORTAMENTO
A avaliação dos alunos de mestrado e doutorado é anual e obrigatória para todos os alunos que estão matriculados há pelo menos 6 meses.
Para os alunos de mestrado, a segunda avaliação poderá ser substituída pelo exame de qualificação, a ser definido pelos orientadores.
O comparecimento do aluno e seu orientador (ou coorientador) é obrigatório e está previsto no manual da pós-graduação.
A banca de avaliação será composta do orientador ou coorientador do estudante e ao menos dois outros orientadores da área de concentração e de um pós-doc. (relator).
O aluno deverá confeccionar uma apresentação oral de 15 minutos no máximo, incluindo:
1. título do projeto
2. pesquisadores envolvidos (incluindo orientador, coorientador e colaboradores)
3. fonte de financiamento (bolsa e auxílio pesquisa)
4. aprovação ética
5. disciplinas cursadas e notas obtidas
6. objetivos do estudo
7. informações sobre o andamento do projeto, cronograma e prazos - caso não seja a primeira avaliação, apresentar um slide que resume o que foi apresentado nas avaliações anteriores.
8. dificuldades encontradas;
9. atividades complementares realizadas (como apresentação em congresso, publicações, técnicas aprendidas, etc.).
O estudante será arguido sobre o andamento do projeto e será gerado um formulário pela banca de avaliadores que atesta a adequação ou inadequação das atividades realizadas pelo estudante. Em casos de inadequação poderá haver solicitação de uma nova avaliação em prazo menor que 6 meses.
MEDICINA E BIOLOGIA DO SONO
Os Pós-Graduandos da área de concentração Medicina e Biologia de Sono são obrigados a passar pela reavaliação com a banca de orientadores da área e serão avaliados da seguinte forma:
Critério: avaliação anual em que serão convocados os alunos com matrícula há 1 ano.
O estudante deverá fazer uma apresentação oral de 20 minutos, incluindo:
1. Projeto – título (constar data de matrícula e número do CEP/CEUA), breve introdução, hipótese, objetivos, desenhos do estudo, principais resultados e conclusões parciais;
2. Cursos realizados
3. Créditos cumpridos até o momento;
4. Atividades complementares realizadas (participação em eventos, técnicas aprendidas, publicações, etc)
MEDICINA E SOCIOLOGIA DO ABUSO DE DROGAS
Os Pós-Graduandos desta área de concentração serão avaliados da seguinte forma:
1. Apresentação de relatórios anuais do projeto, seguindo os moldes da FAPESP (Mestrado e Doutorado) ao final de cada ano completado após a matrícula.
2. Encontro Anual da MESAD (Medicina e Sociologia do abuso de drogas) no qual os alunos matriculados apresentarão uma revisão da literatura ou um artigo original resultante do projeto de tese.
NEUROBIOLOGIA DA EMOÇÃO, COGNIÇÃO E MOTIVAÇÃO
O acompanhamento do andamento dos projetos dos alunos dessa área será realizado anualmente e terá sua data de avaliação divulgada com 2 meses de antecedência. Estudantes que já qualificaram não precisarão participar deste acompanhamento. O comparecimento do estudante e seu orientador (ou coorientador) é obrigatório.
A banca de avaliação será composta do orientador e ao menos dois outros orientadores da área de concentração. Sugere-se a presença de pós-docs. dessa área e caso estejam presentes deverão auxiliar no preenchimento do formulário de avaliação (ver abaixo).
A apresentação oral a ser realizada pelo estudante terá no máximo 15 minutos e deve conter:
1. título do projeto;
2. pesquisadores envolvidos (incluindo orientador, coorientador e colaboradores);
3. fonte de financiamento (bolsa e auxílio pesquisa);
4. aprovação ética;
5. disciplinas cursadas e notas obtidas, bem como total de créditos obtidos;
6. objetivos do estudo;
7. informações sobre o andamento do projeto, cronograma/prazos propostos e se estão sendo cumpridos. Caso contrário qual o novo cronograma;
8. Principais resultados obtidos, se já existem;
9. dificuldades encontradas;
10. atividades complementares realizadas (curriculares e extracurriculates, como apresentação em congresso; publicações, técnicas aprendidas, etc.);
Após a primeira avaliação apresentar um slide que esclarece o que foi apresentado nas avaliações anteriores.
O discente e orientador deverão apresentar informações sobre o andamento do projeto e será gerado um formulário com informações sobre as sugestões da banca (anexo). Poderá ser solicitada uma nova avaliação em prazo menor que 6 meses.
As primeiras duas páginas do formulário deverão ser preenchidas pelo estudante e orientador (Atenção para informações que deverão ser anexadas). Os demais campos serão preenchidos pela banca.
Link: Formulário de acompanhamento de projetos (Mestrado e Doutorado)